Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SISTEMA DE ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA (SAM)
Autor(es): THIAGO HERMIDA TAVARES DE SOUZA
Colaborador(es): MAURO SPERANZA NETO - Orientador
Catalogação: 22/FEV/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29228@1
[de] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29228@5
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29228
Resumo:
Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) serão apresentados diversos Sistemas de Assistência ao Motoristas (SAM) com ênfase na avaliação dos sistemas, Adaptive Cruise Control (ACC) e Assistente de troca de faixa - Lane Assist (LA) para o mercado brasileiro. O ponto de partida é uma apresentação geral de alguns sistemas, seguido de uma pesquisa de mercado nacional dos sistemas existentes até a presente data. Além disso, serão mostrados alguns testes com foco na reação / comportamento dos motoristas, a partir de uma pré-seleção específica de situações e trajetos. Através de um estudo com voluntários num veículo equipado com os sistemas de assistência, será avaliada a eficácia dos mesmos em situações diversas e serão propostos ajustes específicos para o mercado (tropicalização), a fim de obter uma maior satisfação do cliente e um aumento da demanda. Para este efeito, avaliações subjetivas e medidas objetivas foram coletadas durante todos os testes por computadores interligados ao carro. O resultado final estará apresentado na conclusão deste trabalho
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF