Título: | ATIVAÇÃO DE MARCA ATRAVÉS DO PATROCÍNIO ESPORTIVO | ||||||||||||
Autor(es): |
FERNANDO EDMUNDO PAZ |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARINA DE CASTRO FRID - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 13/FEV/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29125@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29125 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Ter uma marca forte e com grande reconhecimento é um dos maiores anseios dos gestores
de empresas em todo mundo, visto que marcas reconhecidas e consolidadas no mercado
resultam em maiores ganhos e lucros para as companhias, gerando maior valor financeiro
para a empresa. Assim, o objetivo do trabalho é identificar e analisar o panorama esportivo
que em meio às estratégias de patrocínio esportivo das empresas que apoiam
concomitantemente equipes de futebol e competições visam obter maior visibilidade para
sua marca, obtendo assim, maiores retornos. Foi utilizada a metodologia de pesquisa
qualitativa, que se deu através de um questionário semi-estruturado com abordagem
descritiva, cuja coleta de dados se deu através de entrevistas com profissionais do mercado
de marketing esportivo integrantes agências de marketing esportivo e clubes. Os gestores
das corporações que optam pelo segmento desportivo apresentaram suas impressões sobre
o retorno proporcionado e o retorno esperado com essa parceria. Com a análise dos
resultados das pesquisas utilizadas nesse estudo percebeu-se que há grande visibilidade de
marca e as consequências do patrocínio são bastante animadoras para as organizações. O
patrocínio beneficia tanto a organização apoiadora quanto a equipe de futebol.
|
|||||||||||||
|