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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: ATIVAÇÃO DE MARCA ATRAVÉS DO PATROCÍNIO ESPORTIVO
Autor(es): FERNANDO EDMUNDO PAZ
Colaborador(es): MARINA DE CASTRO FRID - Orientador
Catalogação: 13/FEV/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29125@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29125
Resumo:
Ter uma marca forte e com grande reconhecimento é um dos maiores anseios dos gestores de empresas em todo mundo, visto que marcas reconhecidas e consolidadas no mercado resultam em maiores ganhos e lucros para as companhias, gerando maior valor financeiro para a empresa. Assim, o objetivo do trabalho é identificar e analisar o panorama esportivo que em meio às estratégias de patrocínio esportivo das empresas que apoiam concomitantemente equipes de futebol e competições visam obter maior visibilidade para sua marca, obtendo assim, maiores retornos. Foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, que se deu através de um questionário semi-estruturado com abordagem descritiva, cuja coleta de dados se deu através de entrevistas com profissionais do mercado de marketing esportivo integrantes agências de marketing esportivo e clubes. Os gestores das corporações que optam pelo segmento desportivo apresentaram suas impressões sobre o retorno proporcionado e o retorno esperado com essa parceria. Com a análise dos resultados das pesquisas utilizadas nesse estudo percebeu-se que há grande visibilidade de marca e as consequências do patrocínio são bastante animadoras para as organizações. O patrocínio beneficia tanto a organização apoiadora quanto a equipe de futebol.
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