Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: AVERSÃO AO RISCO POR GÊNERO EM LOTERIAS ESCALONADAS
Autor(es): BEATRIZ NOGUEIRA MARGULIES
Colaborador(es): MARCELO CABUS KLOTZLE - Orientador
Catalogação: 02/FEV/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28974@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28974@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28974
Resumo:
Este trabalho é um estudo em Finanças Comportamentais e se propõe a compreender os níveis de aversão ao risco do gênero masculino e feminino. Através de três experimentos com loterias pareadas escalonadas, os entrevistados deveriam responder em qual linha eles mudavam de uma loteria segura com baixos ganhos para uma loteria com ganhos maiores. Conforme a probabilidade de ganho na loteria arriscada aumentava, mais indivíduos trocavam de loteria. Foi averiguado que mulheres são mais avessas ao risco do que homens, confirmando o que se observa na literatura. Além disso, foram observados o efeito certeza e o efeito reflexo descritos na Teoria do Prospecto, confirmando axiomas previstos nesta teoria.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF