Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SENTIDO DO TRABALHO: UMA ANÁLISE DOS PROFISSIONAIS DO TERCEIRO SETOR
Autor(es): JOSE VITORINO DO NASCIMENTO JUNIOR
Colaborador(es): ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - Orientador
Catalogação: 10/JAN/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28659@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28659@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28659
Resumo:
Neste estudo buscou-se analisar o sentido do trabalho para os profissionais das organizações do Terceiro Setor, conceituando trabalho e os sentidos que lhe foram atribuídos pelos respondentes da pesquisa. Considera-se que a verificação da migração de profissionais do Primeiro e Segundo Setores para o Terceiro Setor e do crescimento do mesmo motivou a análise sobre os seus profissionais remunerados. Para isto, foram entrevistados dez profissionais de diferentes organizações sem fins lucrativos. Na revisão de literatura foram analisados um conjunto de pesquisadores sobre o sentido do trabalho liderados pelo estudo de Hackman e Oldhan (1975) sobre o sentido do trabalho e pelo Modelo MOW (1987). Entre os resultados, destaca-se a constatação de que a maioria dos profissionais remunerados do Terceiro Setor vêem sentido nas atividades que executam e consideram o trabalho atual fundamental para sua rotina diária, ou seja, identificam o trabalho com fonte de prazer, realização pessoal e evolução da vida. Confirma-se que os profissionais são integrados com resultado social da organização em que atuam e, por fim, o sentido atribuído ao trabalho no setor está ligado a proposta social de mudança de vida das pessoas nas organizações.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF