Título: | A NEGOCIAÇÃO DE LICENÇAS DE FABRICAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO ENTRE MARCAS EUROPEIAS E FABRICANTES LATINO AMERICANOS | ||||||||||||
Autor(es): |
GUILLAUME EVEN LASCELLES LAYOLLE |
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Colaborador(es): |
SYLVIA THEREZINHA DE ALMEIDA MORAES - Orientador |
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Catalogação: | 09/JAN/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28644@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28644@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28644 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho visa analisar o processo de negociação de licenças de fabricação e distribuição entre grifes europeias e fabricantes latino americanos do ponto de vista da empresa intermediadora desta negociação. O foco do estudo recaiu em técnicas de negociação internacional e licenciamento de marca. A pesquisa utilizou o método do estudo de caso, por meio de entrevistas em profundidade com três empresas, cada uma representando um dos participantes da negociação, a saber: uma empresa intermediadora de negociações de licenças, uma empresa licenciada (fabricante) e uma empresa licenciadora (marca). Os principais resultados encontrados foram o uso da estratégia de colaboração por parte da marca, fabricante e intermediadora como a melhor estratégia para uma licença de sucesso e uma relação duradoura entre as partes. A estratégia de concessão também deve ser usada pelo fabricante em alguns pontos da negociação. Os negociadores da empresa intermediadora das negociações devem ser efetivos e intuitivos, enquanto que os negociadores da marca e do fabricante devem ter um perfil analítico.
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