Título: | PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS EM RELAÇÃO ÀS MARCAS E CLUBES EUROPEUS DE FUTEBOL | ||||||||||||
Autor(es): |
BRUNA MENEZES DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
DANILO ROGERIO ARRUDA - Orientador |
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Catalogação: | 05/JAN/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28606@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28606@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28606 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho teve como objetivo entender a percepção dos brasileiros em relação as principais marcas de time de futebol europeu. Com as análises geradas e o entendimento dos termos mais associados a cada clube europeu, as empresas podem tomar de decisões gerenciais mais assertivas. Como referência teórica, o estudo baseou-se em Aaker, Pitts e Stotlar, Morgan e Summers. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, com um total de 253 respondentes, delimitado a brasileiros que possuem algum envolvimento com o futebol. Com a análise dos dados, foi possível identificar um mercado de torcedores e simpatizantes por clubes europeus em crescimento. Se explorado corretamente, as marcas podem se associar a determinados clubes a fim de aumentar seu valor.
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