Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: UTILIZAÇÃO DO DVA EM ANÁLISE DE EMPRESAS DO SETOR DE VAREJO NO BRASIL
Autor(es): CAMILA ANDRADE DE OLIVEIRA
SUSANNE GERVASON STERSI SEDACA
Colaborador(es): RENATO DE VIVEIROS LIMA - Orientador
Catalogação: 04/JAN/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28597@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28597
Resumo:
As constantes mudanças que afetam o cenário mundial evidenciam a responsabilidade das empresas de cuidar para que se atenda não apenas os interesses dos acionistas, mas também dos demais stakeholders, como um diferencial para vencer a concorrência e garantir o sucesso do empreendimento. Diante desse contexto, ressalta-se a importância do Demonstrativo de Valor Adicionado (DVA), que se tornou obrigatório para empresas de capital aberto desde a promulgação da Lei 11.638/07. O DVA demonstra como a riqueza gerada pela empresa – evidenciada pelo Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) - é distribuída entre os agentes relacionados à sua criação. Sendo assim, este presente estudo tem como objetivo analisar o DVA de cinco diferentes empresas brasileiras do setor de varejo durante o período de 2010 a 2014 e realizar uma comparação entre as conclusões dessas análises com as conclusões que podem ser retiradas através do DRE. Assim, pode-se concluir quais são as diferenças das análises desses dois documentos, que são consideradas por muitos como extremamente similares. As empresas escolhidas foram Arezzo, Marisa, Renner, Riachuelo e Le Lis Blanc e os DVA’s e os DRE’s das respectivas empresas foram coletados pelo site da Bovespa. O banco de dados foi organizado em planilhas de Excel e aplicou-se a metodologia de análise vertical e horizontal. A partir destas ferramentas foi possível tomar as conclusões que serão apresentadas ainda neste documento. O principal resultado deste trabalho indica que há diferenças significativas entre as análises feitas a partir do DRE quando comparadas às análises feitas a partir do DVA.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF