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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: PROCESSO DECISÓRIO DA COMPRA DE PRESENTES: DIA 12 DE JUNHO, DIA DOS NAMORADOS
Autor(es): RENATA SUSINI DE CASTRO
Colaborador(es): DANILO ROGERIO ARRUDA - Orientador
Catalogação: 27/DEZ/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28547@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28547@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28547
Resumo:
O ato de presentear é uma prática universal e, normalmente, é visto como uma manifestação de carinho. Hoje em dia, devido às múltiplas opções de escolha, estudar o comportamento do consumidor é essencial para que profissionais possam entender o que leva o consumidor a comprar, de fato, um produto ou não, e assim, se manter no mercado competitivo. Visto que o processo de compra inclui as questões que influenciam o consumidor antes, durante e depois da compra, o presente estudo busca entender como se da o comportamento do consumidor no processo decisório da compra de presentes para o dia dos namorados. Além de servirem como motivo de comemoração, as datas comemorativas também aquecem o comércio, não apenas no aumento nos lucros das empresas, como também na geração de empregos. No Brasil, o ato de presentear ainda é pouco estudado e necessita-se de maiores compreensões sobre o tema. Sendo assim, o estudo em questão se torna relevante para o mercado profissional. Autores como John F. Sherry, Michael R. Solomon e Russell W. Belk foram utilizados para a teorização deste estudo. Para se chegar ao resultado final, foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de um roteiro, realizada com mulheres universitárias entre 18 e 26 anos. Ao final do estudo, puderam-se concluir os principais fatores que influenciam o consumidor durante os estágios do processo decisório da compra de presentes no dia dos namorados, qual estágio é visto como o mais complexo, e as considerações a serem vistas pelos comerciantes para atingir o mercado alvo nesta faixa etária.
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