Título: | O IMPACTO DO PATROCÍNIO ESPORTIVO NA IMAGEM DAS MARCAS: FOCO NA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DA FIFA BRASIL 2014 | ||||||||||||
Autor(es): |
RICARDO AYRES BARBOSA DE LIMA |
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Colaborador(es): |
RENATA CELI MOREIRA DA SILVA - Orientador |
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Catalogação: | 20/DEZ/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28479@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28479@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28479 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As organizações não tratam mais o patrocínio esportivo como apenas uma forma de ajuda ao esporte e sim como um investimento para o fortalecimento da imagem de suas marcas. Estes investimentos em eventos de grande porte parecem cada vez maiores e a ferramenta de patrocínio a eventos esportivos pode ser utilizada como uma forma de se comunicar e relacionar com os consumidores de maneira que os mesmos se envolvam com a marca. O presente trabalho tem como objetivo identificar se há mudança na visão dos consumidores do Rio de Janeiro em relação às marcas patrocinadoras da Copa do Mundo FIFA BRASIL 2014 após o evento. Para atingir tal objetivo foi realizado um levantamento por meio da aplicação de um questionário que buscou compreender o conhecimento das marcas patrocinadoras oficiais, a lembrança em relação às marcas e a visão dos questionados em relação às marcas patrocinadoras após a competição.
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