Título: | TRADIÇÃO E NOSTALGIA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO BRASILEIRO | ||||||||||||
Autor(es): |
VIVIANE SUZANO MEDEIROS |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 20/DEZ/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28466@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28466@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28466 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
No atual contexto de consumo, marcado pela globalização e por rápidas e sucessivas inovações tecnológicas que reduziram o ciclo de vida dos produtos, os indivíduos têm uma vida cada vez mais estressante e atribulada. Nesse contexto, as empresas têm feito uso em suas campanhas de comunicação do sentimento de nostalgia, definido como uma valorização positiva do passado em relação ao presente, baseado na lembrança de uma época mais calma e segura. Entretanto, no Brasil, a pesquisa sobre esse tema se mostra escassa e representa oportunidade de desenvolvimento na área de marketing. Assim, esse trabalho tem o objetivo de identificar traços de tradição e nostalgia no discurso publicitário brasileiro baseado nas teorias de marketing nostálgico e retro-branding.
|
|||||||||||||
|