Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILIZAÇÃO DE NANOFLUIDOS EM SISTEMAS DE TRIGERAÇÃO
Autor(es): FABIO BECKMANN DE ALMEIDA NEVES
Colaborador(es): JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - Orientador
Catalogação: 09/DEZ/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28377@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28377@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28377
Resumo:
Vivemos em um século em que pesquisas estão direcionadas para atender demandas mundiais em reduzir as emissões de gases poluentes e também por desenvolver sistemas e processos mais eficientes que gerem custos menores e que sejam autossustentáveis. Tal cenário motivou o presente trabalho, que propõe o estudo de substituir fluidos comuns por seus equivalentes nanofluidos em sistemas de trigeração. Aplica-se a substituição dos fluidos base pelos nanofluidos na arquitetura de trigeração com chiller de compressão de vapor, com as demandas de eletricidade, aquecimento e refrigeração de um centro comercial em Hong Kong. Foi utilizada, para melhor compreensão, a análise energética baseada no cálculo de EUF energy utilization factor, um dos parâmetros de estudo disponíveis na literatura para avaliar a performance desse tipo de sistema. Ao analisar a viabilidade técnica, verifica-se a eficácia dessa substituição pelo fato de o consumo primário de combustível ter reduzido, além de menores emissões de gases poluentes, conjuntamente a algumas melhorias referentes ao motor de combustão interna, como tempo de ignição menor.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF