Título: | REESTRUTURAÇÃO DE LINHAS DE ÔNIBUS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor(es): |
RAMON CASTRO MACHADO |
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Colaborador(es): |
JOSE EUGENIO LEAL - Orientador |
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Catalogação: | 22/NOV/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=28082@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28082 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A demanda por um sistema de transporte público mais eficaz tem se tornado um problema cada vez mais frequente nas grandes cidades. Os congestionamentos geram enormes custos aos cofres públicos e ao bolso do consumidor através de gastos com gasolina e perda de produtividade no trabalho, além de custos imensuráveis ao psicológico da população. Diversas mudanças nas linhas e nas rotas dos ônibus tem sido implementadas na cidade do Rio de Janeiro. Com o objetivo de analisar a base com que essa reestruturação tem sido feita por parte dos órgãos competentes, levantou-se os principais indicadores de eficiência de uma rede de transporte. Buscou-se na literatura diversos métodos de desenho de linha de ônibus. Foi averiguado que os métodos que oferecem as soluções mais próximas da solução ótima requerem um alto refinamento de dados que são complexos e caros de serem aferidos. Conclui-se ainda que as soluções apresentadas e implementadas na cidade são aquelas que se baseiam em heurística e estão fugindo da solução ótima.
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