Título: | FINANCIAMENTO DE PROJETOS CULTURAIS NO BRASIL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES | ||||||||||||
Autor(es): |
BERNARDO LEMOS PUPE |
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Colaborador(es): |
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA - Orientador |
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Catalogação: | 27/OUT/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27808@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27808@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27808 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo pretende investigar os desafios e as oportunidades no processo de captação de recursos financeiros para produtos e serviços culturais no Brasil segundo a visão dos principais atores do setor cultural brasileiro, como produtores e gestores culturais, financiadores, incentivadores e profissionais da esfera pública e privada. Buscou-se analisar como a percepção dos profissionais atuantes na área relaciona-se com o a visão dos pesquisadores sobre o tema, quando se coloca em discussão o impacto dos mecanismos de incentivo à cultura no processo de democratização cultural. Desse modo, a definição dos conceitos associados ao produto cultural como cultura e arte, modelos de financiamento ou mecanismos de fomento à cultura, marketing cultural e o papel do estado na gestão do setor foram fundamentais para conduzir a pesquisa de forma contextualizada com o tema. Os entrevistados foram escolhidos de acordo com a sua função e experiência para com a cultura. Por fim, a pesquisa apontou como os principais desafios do setor as limitadas alternativas de modelos de financiamento para cultura, a informalidade do setor cultural e o excesso de burocratização como os principais desafios do setor. Além disso, a pesquisa indica que o progresso tecnológico é a principal oportunidade para a (r)evolução na forma como se financia e distribui cultura.
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