Título: | SELEÇÃO DE DOIS PARES MOTOR-REDUTOR PARA UMA MÁQUINA TRAÇÃO-TORÇÃO ELETROMECÂNICA | ||||||||||||
Autor(es): |
EDUARDO ENES COTA |
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Colaborador(es): |
JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO - Orientador |
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Catalogação: | 26/OUT/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27788@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27788@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27788 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Neste trabalho de fim de curso de engenharia mecânica na faculdade PUC-Rio, se baseia em pesquisar e especificar a melhor opção de um par de motoredutores, para uma máquina eletromecânica de tração-torção (MTT), a fim de realizar futuros ensaios de fadiga multiaxial, em regime elastoplásticos. Essa máquina foi projetada e construída pelo Dr. Eleazar Cristian Mejia Sanchez durante sua tese de doutorado, onde avaliou experimentalmente modelos de plasticidade incremental, e predição da fadiga sobre cargas multiaxiais. Entretanto, ela sofreu certas limitações devido aos motoredutores utilizados, e disponibilizados quando o Dr. Cristian Mejia realizou sua tese. Para o seu funcionamento, ela necessita de dois motoredutores, o qual um é responsável por gerar a força axial, e o outro por gerar o torque aplicado no corpo de prova. Logo, será feita uma lista de opções de motoredutores, que possibilitarão a máquina operar na sua capacidade máxima, com os mesmos componentes (controle, transdutores, macacos mecânicos, e fonte) utilizados pelo Dr. Cristian Mejia. Os motores sugeridos foram o A28-400 da AmpFlow, A40-300 também da AmpFlow, o ME0708 da Moternegy, e o T74 da NPC. Para cada motor, e para cada aplicação haverá uma caixa de redução, a qual sua relação de redução será calculada. É recomendada que as caixas de redução sejam da empresa Apex Dynamics, por possuírem engrenagens planetárias e pouca folga, o que iria favorecer para o controle da MTT. Será apresentado as vantagens e desvantagens de cada motoredutor, e será feita uma avaliação para decidir qual é a melhor opção, a fim de, posteriormente, efetuar a aquisição do motoredutor, e fazer a MTT ficar operacional para futuros testes de fadiga multiaxial elastoplástica.
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