Título: | A INFLUÊNCIA DO MARKETING ESTRATÉGICO NO DESEMPENHO E QUALIDADE DAS VENDAS DE TAG CONECTCAR NA IPIRANGA | ||||||||||||
Autor(es): |
DANIEL BUZATO DE AQUINO FELIPE FERREIRA COSTA RODRIGUES |
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Colaborador(es): |
MARCO AURÉLIO FAGUNDES ALBERNAZ - Orientador |
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Catalogação: | 04/OUT/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27569@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27569 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O marketing estratégico é uma ferramenta importante na gestão dos processos em organizações, pois trabalha as questões mercadológicas, envolvendo as necessidades do cliente no desenvolvimento de atividades e decisões organizacionais para o atendimento destas. Da mesma forma, o planejamento da qualidade é um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa, ao passo que, a partir dele, medidas são tomadas para que um determinado projeto atenda aos requisitos necessários para o cumprimento de objetivos. Análises qualitativa e quantitativa do desempenho de vendas de TAG ConectCar pela Ipiranga, através de indicadores, forneceram informações importantes para a verificação de gargalos ou atividades chaves com baixo desempenho, assim como o impacto do marketing no desenvolvimento do negócio. O TAG é um dispositivo com tecnologia de identificação automática de veículos (IAV), que permite a troca de informações com a rede instalada no local e cobrança para o cliente, possibilitando passagem automática em pedágios e estacionamentos, além de servir como forma de pagamento em postos Ipiranga. O plano de marketing da Ipiranga estabeleceu para 2016 uma meta de vendas em postos de 216.000 TAGs. Concluiu-se que, por meio de indicadores de desempenho, a meta não será cumprida dentro do atual panorama. Através do ciclo PDCA foi verificado que o principal problema encontrado é a falta de estoque, devido às inúmeras devoluções de caixas de TAG, 16,4 por cento do total faturado até o final de maio de 2016, que ocorrem após uma ação de marketing com entrega compulsória para revendedores. Desta forma, identificou-se que são necessárias ações de comunicação mais assertivas para Postos Ipiranga, para que os benefícios oferecidos pela venda do produto do revendedor e compra pelo consumidor sejam percebidos, de modo a vencer resistência dos postos para vender TAGs. Com relação às vendas em ambiente online, constatou-se que a principal falha no processo era o tratamento manual de pedidos de TAG com endereço fora do formato aceito pelo sistema de faturamento. Este procedimento sujeita o processo a perdas. Por esta razão, alguns pedidos não são faturados e encaminhados para a transportadora, o que acarreta em inúmeras reclamações de clientes solicitando reembolso do valor pago no TAG. Desta forma, foi verificada a necessidade de uma reformulação no ambiente de compras online, com rejeição de endereços incompletos e impedimento da compra.
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