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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO DA CLASSE C NO MERCADO DE TURISMO INTERNACIONAL
Autor(es): HECTOR VINICIO SALVADOR GILL GUSMAO
Colaborador(es): JORGE ALBERTO ZIETLOW DURO - Orientador
Catalogação: 16/AGO/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27186@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27186@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27186
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo compreender o comportamento do consumidor brasileiro da classe econômica C no mercado de turismo internacional. Classe este que, pelo estudo divulgado em 2012, (O Observador Brasil 2012), já é composta por 54 por cento da população brasileira, maior classe econômica do país, com uma alta de 64 por cento entre os anos de 2005 a 2011. Com o mercado otimista quanto às perspectivas de demanda crescente, há o interesse pelo comportamento desse novo cliente no que tange o seu potencial para o mercado de turismo internacional, uma vez que pesquisas, como a da (Hi-Mídia/M.Sense, 2012), concluem que apenas 17 por cento já foram para fora do país alguma vez. No entanto, em outra pesquisa publicada (Data Popular, 2012) 52 por cento dos entrevistados, afirmam estarem interessados por viajar para o exterior e serem da classe C, reforçando assim as perspectivas pela demanda. Adicionalmente, foi realizada uma pesquisa através de questionário e analisadas as respostas de uma amostra condizente com o público foco desse estudo. De forma a auxiliar nas conclusões do comportamento desse consumidor, recorreu-se diversas vezes à teoria e dados mercadológicos, os quais podem ser observados nas Referências Bibliográficas , a partir da página 23 que reforçam os resultados apresentados aqui.
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