Título: | A INFLUÊNCIA DOS GRUPOS DE REFERÊNCIA NO CONSUMO DE DIFERENTES MARCAS DE CERVEJA | ||||||||||||
Autor(es): |
BRUNA CASTELLAIN DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
DANILO ROGERIO ARRUDA - Orientador |
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Catalogação: | 12/AGO/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27170@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27170@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27170 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O problema de pesquisa estudado foi a influência dos grupos de referência no comportamento do consumidor de cerveja. Este estudo é relevante e pode ajudar aqueles que buscam entender melhor como os consumidores alteram suas escolhas com a influência de grupos de referência como amigos, família, pessoas do trabalho e celebridades.
Para isso, buscou-se analisar outros estudos envolvendo a marca dos produtos, o comportamento do consumidor, o processo decisório de compra, os grupos de referência, fatores sociais, ambientais e de marketing. Dentre esses temas, podem-se destacar os seguintes autores: Mowen e Minor (2003); Senecal (2004); Solomon (2002); Schiffman e Kanuk (2000); Lee (2007); Kropp et. al, (1999); Bertolo e Romera (2011); Terry e Akshay (1992); Aaker (1998).
Além disso, para aprofundar o estudo e obter mais informações a respeito do tema foi feita uma pesquisa exploratória qualitativa através de entrevistas pessoais com seis entrevistados. Pôde-se concluir que as pessoas consomem diferentes marcas de cerveja e alteram também o nível de consumo de acordo com a influência dos grupos de referência considerados no trabalho.
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