Título: | O SENTIDO DO TRABALHO PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS COM 60 ANOS OU MAIS (TERCEIRA IDADE) | ||||||||||||
Autor(es): |
ELISANGELA TITO RODRIGUES |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 27/JUL/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27048@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27048@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27048 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho versou sobre o sentido do trabalho para professores universitários com 60 anos ou mais (terceira idade). Esta pesquisa teve, pois, por objetivo, identificar o sentido que o trabalho traz à vida dos indivíduos que entraram na terceira idade e continuam a exercer atividade laboral remunerada mesmo depois de aposentados. Para tanto foram realizadas entrevistas individuais seguindo um roteiro semiestruturado, estando presente somente o entrevistado e o entrevistador. As entrevistas foram gravadas para posterior análise. Com base nas respostas obtidas estruturou-se a análise em seis tópicos, a saber: trabalho como fonte de prazer e realização; trabalho e família, trabalho e senso de utilidade; trabalho e sobrevivência?; centralidade do trabalho; e contribuição social do trabalho. De forma conclusiva, verificou-se que o sentido do trabalho para os indivíduos desta pesquisa, não está relacionado à renda e sim a fatores intrínsecos como prazer, realização, contribuição social, aprendizado.
|
|||||||||||||
|