Título: | O IMPACTO DO BOCA-A-BOCA ONLINE: UM ESTUDO SOBRE A ADOÇÃO DE OPINIÕES EM COMUNIDADES DE CONSUMIDORES ONLINE | ||||||||||||
Autor(es): |
EDUARDO ROCHA GUARANÁ |
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Colaborador(es): |
JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 15/JUL/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26881@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26881@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26881 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A internet causou uma verdadeira revolução no marketing boca-a-boca. Essa comunicação, que antes demandava o contato pessoal, estando limitada pelas barreiras geográficas, agora é compartilhada globalmente através de plataformas virtuais. O presente estudo fez uso do modelo de adoção de informações de Cheung, Lee e Rabjohn (2008) para estudar os fatores que afetam a adoção de informações em comunidades de consumidores online. O TripAdvisor foi escolhido para servir como base para o desenvolvimento de uma cross-sectional survey que resultou em uma amostra de 288 respondentes. Os dados obtidos foram analisados por meio de uma modelagem de equações estruturais, confirmando a maior parte das hipóteses formuladas. A percepção de utilidade das informações se mostrou extremamente importante para o processo de adoção das mesmas. Por sua vez, os fatores que mais influenciaram a utilidade da informação foram relevância e a confiabilidade da fonte.
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