Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A CENTRALIDADE DO TESTEMUNHO E O PROCESSO DE JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO BRASILEIRO
Autor(es): MARIA IZABEL GUIMARÃES BERALDO DA COSTA VARELLA
Colaborador(es): BETHANIA DE ALBUQUERQUE ASSY - Orientador
Catalogação: 07/JUN/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26552@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26552
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar a centralidade assumida pelo testemunho das vítimas de injustiças cometidas pelo Estado em um passado recente de autoritarismo, no que se refere à elaboração de políticas públicas de memória e reparação. Mais especificamente, buscar-seá analisar a importância da criação de um espaço de escuta às vítimas da ditadura militar no desenvolvimento da justiça transicional brasileira, considerando especialmente a experiência do projeto piloto Clínicas do Testemunho, implementado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Entende-se que a iniciativa se destaca no âmbito das reparações empreendidas pelo Estado na medida em que demonstra maior aproximação a uma concepção de reparação integral, ao garantir centralidade à elaboração de narrativas pelas vítimas sobre os sentidos do passado, contribuindo para a irrupção de novas memórias que passam a integrar o imaginário coletivo sobre o período da repressão.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF