Título: | O COURIER NA LOGÍSTICA DO E-COMMERCE B2C: UM ESTUDO DE CASO NO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor(es): |
ANA CAROLINA LOFGREN GOMES JUAN RUIZ THEDIM |
||||||||||||
Colaborador(es): |
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 05/MAI/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26293@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26293 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A logística de cargas fracionadas nos últimos anos passou por uma grande e súbita reestruturação em face às novas exigências do mercado e da economia, como o desenvolvimento do e-commerce e a eclosão das entregas de courier (entregas rápidas de pequenos produtos com até 30 quilos).
Estes fatores têm estimulado as empresas de transporte a investirem em novas tecnologias, readequar seus custos e rever seus conceitos logísticos quanto às estratégias da distribuição e à localização de instalações, visto que este segmento caracteriza-se por uma elevada frequência de pequenas entregas, distâncias percorridas variadas, rapidez nas entregas e clientes desconhecidos.
Nesta monografia será estudada a viabilidade da abertura de uma empresa de courier no setor de e-commerce B2C (Business to Consumer) na cidade do Rio de Janeiro. Para tal, será estudada a localização ótima de um centro de distribuição (CD), visando diminuir a distância para o cliente final, e analisada a estratégia da distribuição. O propósito é instalar um CD em cada zona do Rio de Janeiro para atender sua respectiva região objetivando evitar longos deslocamentos e congestionamentos. Neste estudo a zona oeste da cidade será utilizada para um projeto piloto.
Tendo como base dados reais da empresa X, estabelecendo premissas e aplicando metodologias da área de logística foi possível calcular um ponto ótimo para localização de uma instalação, estimar o número de veículos necessários para a operação e, com auxílio de um software, fazer a roteirização para otimizar a utilização dos veículos. Com isso, 3 cenários com demandas diferentes foram criados e analisados.
|
|||||||||||||
|