Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AVALIAÇÃO DE PROJETOS DO PDTU E SUPERVIA PARA A INTEGRAÇÃO INTERMODAL NA RMRJ
Autor(es): MARIA FERNANDA NUNES SLADE
Colaborador(es): JOSE EUGENIO LEAL - Orientador
Catalogação: 22/FEV/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25819@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25819
Resumo:
A cidade do Rio de Janeiro apresenta hoje um grave problema relacionado ao transporte. No ano de 2013 a perda econômica relacionada ao tempo perdido pelos moradores em engarrafamentos chegou a um total de 29 bilhões de reais, o equivalente a 8,2 por cento do PIB metropolitano. Para a resolução deste problema o aumento da capacidade e a maior atratividade de usuários para o sistema de transporte público são essenciais. O Plano Diretor de Transporte Urbano, PDTU, analisado neste trabalho mostrou-se capaz de cumprir estas duas funções, com a proposta de projetos que incluem a criação e extensão de linhas de metrô, BRTs, ramais ferroviária, criação de um VLT no centro do Rio e integrações intermodais. O presente trabalhou focou-se no estudo do PDTU e nas condições atuais da rede ferroviária operada pela SuperVia, com o propósito de criar novas propostas para sua melhoria e aumento de sua demanda. As propostas foram posteriormente analisadas pelo método ANP, para determinação de seus níveis de prioridade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF