Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PROJETO DE ENGENHARIA DE SISTEMA PARA TESTES DINÂMICOS DE VÁLVULAS DE ALÍVIO DO TIPO MOLA PARA DUTOS
Autor(es): LUISA MARTINS FILGUEIRAS
Colaborador(es): LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - Orientador
LUIS FERNANDO GONCALVES PIRES - Coorientador
Catalogação: 11/NOV/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25452@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25452
Resumo:
No Brasil, a maioria dos dutos de transporte de petróleo e derivados trabalha com válvulas de alívio do tipo mola em seus sistemas de proteção. Assim, o perfeito dimensionamento e funcionamento dessas válvulas são fundamentais para garantir a segurança de dutos de transporte, caso haja alguma condição anormal de operação que gere sobrepressões. As válvulas de alívio têm a função de aliviar o fluido transportado no duto para evitar o aumento da pressão de operação acima de um limite pré-estabelecido no projeto. O comportamento dinâmico, isto é, o tempo de resposta e o comportamento da descarga em função da abertura da válvula de alívio, são fundamentais para se definir o valor máximo das pressões resultantes. Este comportamento dinâmico não é estabelecido em normas e raramente encontra-se disponível, mesmo pelo fabricante. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema de testes e certificação de válvulas de alívio do tipo mola em um circuito fechado já existente, levantando seus comportamentos estáticos (regimes permanentes) e dinâmicos em instalações experimentais na escala 1:1. Uma vez projetado e construído o sistema de testes, será possível a produção de um banco de dados das características dinâmicas das válvulas de alívio para serem utilizadas nos simuladores computacionais. Com estes procedimentos, as características das válvulas de alívio serão mais bem conhecidas, o que aumentará a confiabilidade nos novos projetos e nas verificações de segurança operacional das instalações existentes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF