Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ESTUDO DA MUDANÇA DE MOLHABILIDADE EM SUBSTRATOS ARGILOSOS EM CONTATO COM ÁGUAS DE DIFERENTES SALINIDADES
Autor(es): GABRIELLA MORITO MANSUR
Colaborador(es): MARCIO DA SILVEIRA CARVALHO - Orientador
RANENA VERONICA PONCE FLORES - Coorientador
Catalogação: 01/OUT/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25278@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25278@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25278
Resumo:
O presente trabalho foi inspirado no tema da injeção de baixa salinidade em reservatórios para aumento do fator da recuperação de óleo, com base na hipótese da múltipla troca iônica. Desta forma, foram estudados os efeitos da água de baixa salinidade no aumento do ângulo de contato entre gotículas de óleo e superfície, com a consequente diminuição da área de contato entre eles que leva ao desprendimento do óleo do substrato. Inúmeros têm sido os estudos na tentativa de inferir-se potenciais mecanismos que justificassem o aumento no fator de recuperação pela injeção de água pouco salina. No entanto, ainda não se sabe ao certo o mecanismo microscópico que leva ao sucesso deste método. Resultados em campo e laboratório indicam que uma alteração na molhabilidade da rocha no sentido de torna-la menos molhável ao óleo e mais molhável à água está envolvida. Com o intuito de investigar o efeito da mudança de molhabilidade, realizou-se testes quantitativos de medição do ângulo de contato entre gotículas de óleo e a superfície de argila, em contato com águas de diferentes salinidades e usando diferentes concentrações de laponita, de forma a simular em laboratório, de maneira simplificada, as condições em reservatório; e testes qualitativos, que permitiram observações das particularidades e variabilidades deste processo. Os resultados obtidos provaram que de fato uma alteração na molhabilidade está envolvida, porém há diversas variáveis atuantes de difícil controle que necessitam ser investigadas. Este estudo também jogou luz sobre o comportamento da argila laponita, sobre a qual pouco se sabe no campo da injeção de baixa salinidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF