Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O IMPACTO DA MOBILIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE CARSHARING EM CINCO CIDADES ESPANHOLAS
Autor(es): FABRICIO DE AZEVEDO MEIRELLES
GABRIEL THURY MOSQUEIRA RODRIGUES LOPES
Colaborador(es): HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador
Catalogação: 25/SET/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25257@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25257
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo estudar a implementação de um sistema de carsharing em cinco cidades da Espanha, através de indicadores de mobilidade. Para isso, foram atribuídos, a cada cidade, cinco indicadores diferentes e cada um valorado de acordo com sua importância para o sucesso do sistema de carsharing. Dessa forma, será possível quantificar, sob o aspecto da mobilidade, quais cidades estão mais aptas e suscetíveis ao sucesso do compartilhamento de carros. É importante frisar que todas as análises e conclusões apresentadas neste trabalho foram feitas, unicamente, sob a perspectiva da mobilidade e, portanto, outros indicadores (demográficos, geográficos, etc.), cujo estudo e análise também são recomendados para a implementação de um projeto de carsharing, não foram considerados. As cidades utilizadas como base para este estudo foram Barcelona, Madrid, Salamanca, Sevilha e Valência. Os indicadores de mobilidade utilizados para cada cidade foram: 1) Quantidade de carros a cada 100 habitantes; 2) Preço médio de estacionamento; 3) Porcentagem de commuters - pessoas que moram fora da cidade, mas trabalham ou estudam nela - que se locomovem por meios automotivos; 4) Porcentagem de utilização do transporte privado sobre o total; 5) Média do número de viagens diárias dentro da cidade por pessoa.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF