Título: | AUTOMAÇÃO DE TACÔMETRO MAGNÉTICO PARA COLUNAS DE PERFURAÇÃO | ||||||||||||
Autor(es): |
PEDRO HENRIQUE DE CAMARGO PENTEADO FRONER |
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Colaborador(es): |
CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - Orientador |
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Catalogação: | 21/SET/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25231@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25231@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25231 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este projeto de graduação dá prosseguimento a outros três anteriores, buscando sempre aperfeiçoar o protótipo. O primeiro projeto foi de Jean Philippe Dines Labarrere, finalizado em dezembro/2013, no qual se desenvolveu um protótipo preliminar de um tacômetro magnético para coluna de perfuração, tendo sido necessárias algumas simplificações, sendo a principal a utilização de um tubo de Nylon com ímãs acoplados para simular a coluna de perfuração. Em uma segunda versão do tacômetro magnético, em Projeto Final de Luis Philipe Baptista e Silva Resano, finalizado em julho/2014, realizaram-se modificações no protótipo anterior, inicialmente trocando o tubo de Nylon por um tubo de aço proveniente de uma coluna de perfuração real e em seguida realizando melhorias no algoritmo de aquisição e processamento de dados. A terceira versão foi realizada por Diogo Spazzafumo Reinoso, na qual se aprimorou o protótipo já existente, visando à aproximação do modelo com a realidade. Primeiramente substituiu-se o magnetômetro fluxgate, utilizado em ambos os projetos anteriores, por um sensor GMR (magnetorresistência gigante), mais econômico e de menores dimensões. Posteriormente, utilizou-se um motor CC acoplado ao tubo de aço carbono, permitindo com isso um melhor controle da velocidade. Finalmente, integrou-se o sistema em malha fechada, permitindo ao usuário definir a velocidade desejada em uma interface desenvolvida no ambiente LabView, controlando a tensão de alimentação do motor para que o mesmo atinja esta velocidade. No projeto atual foram realizadas melhorias no controle do motor de corrente contínua, foi alterada a forma de aquisição de dados e melhorou-se a alimentação do circuito, o que ocasionou em uma proteção maior para o mesmo e em maior velocidade de medição da velocidade de rotação.
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