Título: | INTRARE COMPELLIMUS: POR UM PERCURSO DA (IN)TOLERÂNCIA | ||||||||||||
Autor(es): |
RODRIGO DE SOUZA GOULART |
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Colaborador(es): |
FLAVIA MARIA SCHLEE EYLER - Orientador |
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Catalogação: | 03/AGO/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25001@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25001 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo apresenta uma investigação das origens históricas do conceito de tolerância e seu desenvolvimento ao longo dos séculos, clarificando um significado mobilizador para a tolerância, distante do significado de indiferença que normalmente se atribui em seu uso corrente. Baseou-se nos conceitos de Ética de Mínimos e de Máximos para definir a tolerância como um valor-atitude fundamental para as sociedades multiculturais contemporâneas. Identificando, portanto, as origens históricas do discurso da tolerância; definindo o seu conceito; investigando sua atualidade e sua correlação com demandas sociais urgentes e adotando uma fundamentação teórica que localiza a tolerância entre os valores-atitudes básicos necessários a uma cidadania democrática e pluralista; justificamos sua inclusão entre as práticas escolares de ensino.
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