Título: | MINERAÇÃO DE DADOS NA REDE SOCIAL | ||||||||||||
Autor(es): |
STELLA SALIM GOUVEA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCO ANTONIO GRIVET MATTOSO MAIA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 24/JUN/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24813@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24813@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24813 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Cada vez mais a opinião pública define a aceitação ou rejeição de produtos no mercado e, nos tempos de hoje, os locais de escolha para as opiniões pessoais são as redes sociais. Em destaque o Twitter, por ser uma rede social com texto de tamanho limitado (140 caracteres) onde opiniões são expressas de forma mais sucinta e sincera.
Com isto em mente, este trabalho foi desenvolvido para que fornecedores de tais produtos tivessem a possibilidade de filtrar uma rede social de modo a buscar os comentários referentes a produtos específicos e assim avaliar a opinião pública a seu respeito.
Este trabalho consiste, na íntegra, no desenvolvimento e análise de um programa que utiliza técnicas de data mining para filtrar dados da rede social Twitter e em seguida analisar os comentários extraídos de forma a classificá-los de acordo com o sentimento do mesmo, utilizando técnicas de sentiment analysis.
|
|||||||||||||
|