Título: | ANÁLISE SOBRE A GOVERNANÇA NO SETOR DE FRANQUIAS: UM ESTUDO DE CASO DE O BOTICÁRIO | ||||||||||||
Autor(es): |
LUCAS PEREIRA CABO VINICIUS GOMES TOLEDO |
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Colaborador(es): |
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador |
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Catalogação: | 12/MAI/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24573@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24573 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho tem como objetivo realizar uma comparação entre o caso real de franquia da marca O Boticário e o modelo téorico que o define. Foi abordada a Teoria do Custo de Transação (TCT), inicialmente escrita por Ronald Coase e mais tarde desenvolvida por Oliver Williamson. Este descreveu que a estrutura de governança de uma firma pode ser exercida através de três tipos: mercado, híbrida e hierárquica, cujas diferenças se consistem em tipos de contrato, habilidade de adaptação e instrumentos de controle e incentivo.
Com o foco na estrutura de governança híbrida, este trabalho se aprofunda no sistema de franchising. Assim, também estuda seus conceitos, fundamentações e principais diferenças dos tipos de franquias existentes, pautados em estudos acadêmicos sobre o assunto.
Após a exposição teórica do estudo, este trabalho utiliza um caso prático da maior empresa de franquias do Brasil, O Boticário. São expostas suas particularidades e confrontadas com o arcabouço teórico levantado anteriormente, para posterior análise de semelhanças e diferenças.
Esse estudo foi feito através da metodologia de Estudo de Caso, conforme descrito por Robert Yin, e utilizou-se documentos encontrados na internet, livros publicados e informações fornecidas pela empresa, além de uma entrevista com um executivo do grupo. A marca O Boticário, do Grupo Boticário, foi escolhida devido a excelência na gestão do modelo que a faz ser líder desse importante mercado no Brasil.
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