Título: | BIG DATA APLICADO À INDÚSTRIA DE MÍDIA | ||||||||||||
Autor(es): |
GUILHERME DE MELLO E SILVA
LUCAS HERDY AFONSO ALVES DE LIMA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
SILVIO HAMACHER - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 09/ABR/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24417@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24417 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Com o aumento exponencial no volume de dados gerados no mundo, grande parte devido à internet, as empresas procuram cada vez mais novas formas de extrair inteligência dessas informações. O conceito de Big Data ganha espaço como solução à interpretação e armazenamento desse grande volume e variedade de dados, auxiliando as empresas na tomada de decisão e processos de inovação no mercado em que atuam. Este trabalho tem como objetivo descrever o contexto atual do Big Data e sua importância em uma das indústrias mais dinâmicas do cenário atual: a indústria de Mídia e Entretenimento. Para isso, estudou-se o plano de fundo da indústria pela perspectiva de TV por assinatura, relacionando-o com as tendências atuais no consumo de vídeos nos Estados Unidos e Brasil. Através de análise de estudos de caso e entrevista, foi possível entender o impacto do Big Data nos processos de inovação e tomada de decisão das empresas como forma de se manter relevantes. Escolheu-se uma grande empresa brasileira do setor de mídia para análise de suas primeiras iniciativas de Big Data, mais especificamente uma programadora de TV por assinatura. Estudou-se o projeto de implementação em um de seus produtos, outras possibilidades de aplicação no cenário de mídia e próximos passos na estratégia da organização. Com o intuito de auxiliar outras empresas no procedimento ainda pouco maduro de aplicação do Big Data, explorou-se uma metodologia de validação de algoritmos para plataformas de internet, podendo ser usada nos mais variados setores e processos de inovação.
|
|||||||||||||
|