Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: QUEDA DE PRESSÃO NO LADO DO AR DE UM CONDENSADOR AUTOMOTIVO DE MICROCANAL
Autor(es): MATHEUS DE BARROS LESSA
Colaborador(es): JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - Orientador
Catalogação: 24/MAR/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24328@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24328
Resumo:
Os sistemas de transporte urbano são de extrema importância para a mobilidade em geral da sociedade. As pessoas, quando se locomovem, utilizam transporte público ou individual, que funcionam com combustíveis fosseis. Nesses veículos há um componente que serve tanto para conforto como segurança, o sistema de condicionamento de ar, que, por outro lado, faz com que o veículo consuma um pouco mais de combustível. O sistema de ar-condicionado que é utilizado atualmente nos veículos automotores vem sendo estudado e desenvolvido para se obter uma melhoria de eficiência global do sistema e para reduzir seu impacto ambiental. Contribuindo para este esforço, o estudo realizado nesse projeto de fim de curso visa efetuar testes em um condensador de microcanais utilizado em pequenos sedãs. O objetivo do presente trabalho é determinar a queda de pressão no lado do ar em um escoamento cruzado através do condensador. Uma bancada de testes, montada no laboratório de Refrigeração, Condicionamento de Ar e Criogenia da PUC-Rio, foi utilizada para simular as condições do ar entrando na parte da frente do veículo e passando pelo trocador de calor. Finalmente, a partir dos testes e com os valores de velocidade e de diferença de pressão medidos, pode-se ter uma ideia do comportamento do escoamento e comparar as vazões mássicas do bocal e da entrada na face do túnel de vento, dois métodos distintos de medição da vazão de ar. Além disso, pode-se analisar a queda de pressão no trocador devido à vazão mássica que passa através dele.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF