Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AVALIAÇÃO DE ENTALHES LATERAIS EM CORPOS DE PROVA DE MATERIAL COM APLICAÇÃO OFFSHORE
Autor(es): JOAO AUGUSTO HERMIDA CARNEIRO
Colaborador(es): MARCOS VENICIUS SOARES PEREIRA - Orientador
GILVANIA TERTO ALVES - Coorientador
Catalogação: 29/JAN/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23949@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23949
Resumo:
Este projeto de conclusão de curso teve como objetivo estudar a resistência à fratura elasto-plástica de um material estrutural com aplicação em dutos offshore. Corpos de prova foram usinados de amostras de tubos do aço API 5L X65 e ensaiados em flexão em três pontos à -30 graus C, com a intenção de determinar sua tenacidade pela técnica de CTOD (Crack Tip Opening Displacement, Abertura da Ponta da Trinca). Em seguida, comparou-se a resistência à fratura destes corpos de prova com a de outro com entalhes laterais (side grooves). Por problemas experimentais no decorrer do semestre, não foi possível a realização dos ensaios mecânicos previstos neste projeto. Portanto, para a conclusão do mesmo no prazo estipulado, se optou pela apresentação de resultados pertencentes a uma tese de doutorado em andamento (Gilvania Terto Alves, Departamento de Engenharia dos Materiais PUC-Rio), conforme combinado previamente entre a doutoranda, o orientador e o coordenador do curso. De acordo com os resultados, se concluiu que o entalhe lateral reduziu a tenacidade à fratura do aço. Portanto, o entalhe lateral mostrou-se eficiente na redução da tenacidade do material.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF