Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A INDUMENTÁRIA NO CANGAÇO DE LAMPIÃO
Autor(es): IZABELA AVENA PIRES DE SOUZA
Colaborador(es): LUIS REZNIK - Orientador
Catalogação: 05/JAN/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23842@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23842
Resumo:
Buscou-se estudar o Cangaço na Historiografia brasileira, a Indumentária como tema histórico e a Indumentária do bando de Lampião. Procurou-se compreender o Cangaço no nordeste brasileiro, as suas origens, a função da Indumentária na história e no Cangaço de Lampião. A produção de cada símbolo, a relação de hierarquia estabelecida pelos seus significados dentro do grupo, a sua linguagem na sociedade e como essa indumentária criou uma cultura própria desta região a partir de hábitos e costumes que se enraizaram, fazendo do retrato do Rei do Cangaço a figura tradicional do sertanejo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF