Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A ÉTICA DO PEREGRINO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E DOUTRINA NA CONDUÇÃO DE VIDA DO PURITANISMO INGLÊS DO SÉCULO XVII
Autor(es): VITOR HUGO QUIMA CORREA
Colaborador(es): RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO - Orientador
Catalogação: 05/JAN/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23840@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23840
Resumo:
Este trabalho é o resultado de minha pesquisa que tem como objeto de analise o puritanismo. Um movimento religioso que pretendiam tornar o cristianismo na Inglaterra o mais puro possível seguindo o modelo adotado pela Igrejas Reformadas. A fim de compreender os estímulos psicológicos e as bases espirituais da experiência histórica do puritanismo no contexto da repressão a dissidência religiosa na restauração da monarquia inglesa, selecionei O Peregrino de John Bunyan publicado em 1678, por representar a experiência espiritual puritana do período. Meu objetivo é identificar a ética que Bunyan desenvolveu em O Peregrino na sistematização das ações de Cristão, seu personagem principal, conforme a esperança da Salvação. Ou seja, a orientação da vida pelo fim religioso da Salvação que ao mesmo tempo representou e constituiu a experiência do puritanismo. Tendo como critério a coerência sistemática que a esperança da Salvação imprime à relação entre Deus e o mundo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF