Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: (SANKOFA): REVISITANDO A INDEPENDÊNCIA DE GANA (1947-1957)
Autor(es): ANA LUZIA DE OLIVEIRA MOREIRA GUIMARAES
Colaborador(es): MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA - Orientador
Catalogação: 13/NOV/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23678@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23678
Resumo:
A presente monografia trata do processo de independência dos territórios da Costa do Ouro, localizados no oeste africano, no Golfo da Guiné; a luta por auto-governo chegou à completude ao ano de 1957, representando o nascimento da nação de Gana; o intuito do trabalho é analisar os processos através dos quais a independência se deu, suas motivações sociais, políticas e ideológicas, por meio da discussão historiográfica construída ao longo dos anos sobre o tema. Grande atenção será dada às ideias do pan-africanismo, tentando demonstrar como Gana representou a materialização de séculos de pensamentos, ideologias e movimentações políticas; a posição especial de Gana é também ponto de reflexão, por sua revolução simbolizar a primeira de muitas revoluções que a partir de 1957 acontecerão na África Ocidental. Será dado ainda um destaque à figura de George Padmore, por ser peça fundamental na arquitetação da revolução, e pelo fato de existirem tão poucas referências sobre a sua vivência.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF