Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE EXPERIMENTAL DE TRINCAS NÃO PROPAGANTES
Autor(es): GUILHERME LIEBERENZ FALLEIROS MARIANTE
Colaborador(es): JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO - Orientador
Catalogação: 12/NOV/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23674@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23674@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23674
Resumo:
O dano por fadiga é causado por carregamentos cíclicos, que através das bandas de deslizamento, causam o surgimento de extrusões e intrusões na superfície do material, dando início ao nascimento de uma trinca. Os carregamentos podem atuar sobre a mesma no modo I – tração transversal, modo II – cisalhamento longitudinal ou modo III – cisalhamento transversal ou numa combinação deles. Enquanto o nascimento da trinca é controlado pela gama de tensões delta sigma , sua propagação é governada pela gama dos fatores de intensidade de tensão deltaK. A trinca propaga sempre que deltaK é maior que o limiar de propagação de trincas deltaKth. Trincas curtas não-propagantes são aquelas trincas que, devido à um grande gradiente de tensão no entorno da ponta da trinca, começam a propagar mas logo a o fator de intensidade de tensão na ponta da trinca diminui a ponto de interromper a propagação da mesma.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF