Título: | A CONCORRÊNCIA NO VAREJO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO: UMA AMOSTRA NA ZONA SUL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor(es): |
ANTONIO VITOR JARDIM CARDAO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 05/SET/2014 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23420@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23420@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23420 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo de caso teve como objetivo identificar que tipos de ações de marketing as empresas no segmento de materiais de construção estão utilizado em suas estratégias para enfrentamento da concorrência. A crescente competitividade dos mercados é uma das principais fontes de preocupações das empresas, as forças concorrências podem representar ameaças, principalmente para as empresas que não monitoram o seu ambiente concorrencial.
A metodologia da pesquisa envolveu a técnica de pesquisa de campo, cuja abordagem foi sobre as expectativas para o futuro do mercado de material de construção na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, tendo como grupo-alvo quatro lojistas e dois gerentes de vendas de empresas multinacionais.
O instrumento para a coleta de dados foram entrevistas gravadas, sem roteiro pré-elaborado.
Com os resultados da pesquisa, foi possível inferir que as empresas que monitoram o ambiente de atuação, com percepção dos cenários e tendências desse segmento, poderão, de forma mais eficaz, alcançar e sustentar vantagens competitivas ao longo do tempo.
|
|||||||||||||
|