Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ADAPTAÇÃO DA REDE DO PDTU PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA VERSÃO ACADÊMICA DO SOFTWARE EMME
Autor(es): CRISTOVAO BENTES GESUALDO
ELIENAI DA SILVA FIGUEIREDO
Colaborador(es): JOSE EUGENIO LEAL - Orientador
Catalogação: 14/AGO/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23329@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23329
Resumo:
O governo do estado do Rio de Janeiro está desenvolvendo um plano estratégico de transportes para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ): o Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) 2013. O principal instrumento de análise é o software EMME desenvolvido pela INRO, do Canadá. O software tem várias versões que tem capacidades diferentes de tamanho da rede de transportes. A versão acadêmica disponível no Departamento de Industrial da PUC-Rio tem limitações quanto ao tamanho da rede. A principal motivação para a criação deste trabalho foi desenvolver uma metodologia que nos permitisse adaptar a rede do PDTU, usando como entrada de dados a rede completa da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e as demandas a serem alocadas na rede, para realizar um planejamento estratégico com a versão acadêmica do software EMME. Para este fim, não é necessário o nível de detalhamento que a Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro desenvolveu no estudo realizado na confecção do PDTU. A metodologia proposta consiste em adaptar a base de dados do PDTU, mantendo um nível de precisão coerente com o necessário para estudos na versão acadêmica do EMME. Para isso usou-se ferramentas como o Excel, o TransCAD, o OpenJUMP e o Bloco de Notas. A primeira etapa foi à redução do número de zonas, seguida da redução combinada de nós e links. Após a redução, descrevemos o procedimento de criação de um projeto, carregamento das bases de dados, e ajustes na rede no EMME. Os resultados alcançados, documentados neste texto, foram o aprendizado de manipulação de dados no EMME e em diversos softwares voltados para mapeamento e planejamento de transportes urbanos e a redução da base do PDTU para o tamanho idealizado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF