Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PREVISÃO DE DEMANDA EM EMPRESA DO SETOR DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Autor(es): ANA CLARA IUSTEN PROHMANN
LUIZA MENDONCA DE ANDRADE
Colaborador(es): ROBERTO CINTRA MARTINS - Orientador
Catalogação: 13/AGO/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23324@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23324
Resumo:
O interesse pelo estudo dos modelos de previsão de demanda de séries temporais surgiu da necessidade de implantar em uma empresa do setor de material de construção uma ferramenta que melhorasse a política de pedidos a fornecedores e consequentemente a gestão de estoque. Foi adotada uma estratégia de aplicação dos métodos em: 1. famílias de produtos (madeira, telha e esquadria); 2. itens presentes em cada família (maçaranduba, telha branca e porta lisa angelim). Tais itens e famílias foram escolhidos por possuírem importância considerável no faturamento da empresa. A partir de dados históricos de vendas, foram aplicados quatro modelos de previsão de demanda: média móvel, suavização exponencial simples, suavização exponencial de séries com tendência (modelo de Holt) e suavização de séries com tendência e com variações de estação (Winter). A princípio, o modelo de média móvel foi aplicado variando quatro vezes seu parâmetro e os outros três foram aplicados com apenas uma combinação de parâmetros, aqueles sugeridos por S. Chopra e P.Meindl. Em um segundo momento, para porta lisa angelim e telha branca, o modelo de Winter foi aplicado fazendo seus três parâmetros assumirem, cada um, nove valores diferentes. Para escolher o melhor modelo para cada família e para cada item, foi feita uma análise de erros. As medidas de erros utilizadas para isto foram: erro absoluto médio percentual (EAMP), desvio absoluto médio (DAM), desvio padrão amostral segundo Chopra e P.Meindl (DP1), desvio padrão amostral segundo a Inferência Estatística (DP2), pior razão desvio padrão sobre previsão, uma espécie de coeficiente de variação pessimista (Pior DP/F), mínima razão de viés (MínTS) e máxima razão de viés (MáxTS). Para selecionar o modelo mais adequado, foi analisado se a MínTS e MáxTS estavam entre menos 6 e mais 6. Em seguida, o modelo com menor EAMP foi selecionado. Em caso de valores de EAMP muito próximos, o critério de desempate foi a menor DP/F. Mediante essas análises, foi possível sugerir o modelo mais adequado para cada item e cada família, com seus respectivos indicadores de performance. Por fim, nas conclusões, foram apontadas sugestões de caráter teórico e prático para estudos futuros, bem como para aplicações reais na empresa em pauta.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF