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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: DIMENSIONAMENTO DE CABOS DE SUPORTE E DE TRACIONAMETO PARA TELEFÉRICOS
Autor(es): FELIPE VAZ DE MELO HERRIGES
Colaborador(es): JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO - Orientador
Catalogação: 16/JUL/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23217@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23217@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23217
Resumo:
Os sistemas de transporte são de extrema importância para o desenvolvimento de uma sociedade. Estes equipamentos são capazes de transportar diversos tipos de materiais, alimentos e pessoas para quaisquer lugares no planeta Terra, até mesmo para os lugares mais pitorescos e perigosos, que nunca antes teria se pensado ser capaz de alcançar. Os teleféricos, uma ramificação destes sistemas, é utilizado em áreas onde grandes vãos de terra precisam ser atravessados sem que haja a necessidade de percorrer toda a extensão do vale a ser transposto. Estes equipamentos apresentam uma construção geral simples, como o seu funcionamento. Basicamente, o conjunto é composto por cabos de aço, que são esticados de uma ponta até a outra de uma vale – sendo estes os responsáveis pelo suporte e tracionamento dos transportadores -; as gôndolas, principais elementos de todo o conjunto, visto que toda a carga é alocada no seu interior; torres de suportação dos cabos; contra pesos - para manter a tensão dos cabos, necessário ao bom funcionamento do equipamento; e finalmente, mas não menos importante, os motores responsáveis por movimentar as caçambas pelos cabos de aço de suporte. Devido à complexidade do desenvolvimento de todos os componentes que envolvem a operação de um teleférico, este trabalho foca exclusivamente no dimensionamento dos cabos de aços responsáveis por dar suporte e movimento ao arranjo. Nas próximas páginas deste manuscrito, serão explicados como os cálculos de dimensionamento são realizados, levando-se em consideração a distância e elevação dos pontos os quais se deseja interligar, o peso e a frequência com que se quer transportar o material (ou pessoas) de uma ponta à outra, além disto, foram considerados os fatores exteriores como vento, gelo e dilatação térmica. Elementos importantes que, se negligenciados, poderão arruinar todo projeto. Finalmente, uma vez concluída toda a apresentação teórica, todo o estudo fora colocado à prova. Através de dados de um sistema já em operação na França, cálculos foram realizados com as informações mínimas de projeto para verificar se os diâmetros dos cabos e suas deflexões são equivalentes e quais as variações apresentadas pelos modelos matemáticos desenvolvidos neste trabalho.
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