Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CONTROLADOR MIDI: SOLUÇÃO PORTÁTIL DE BAIXO CUSTO E BAIXA POTÊNCIA
Autor(es): JAMES PATRICK MARTINS BERGIN
VICTOR LOPES TAKAHASHI
Colaborador(es): GUILHERME PENELLO TEMPORAO - Orientador
Catalogação: 02/JUL/2014 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23177@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23177@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23177
Resumo:
Avanços tecnológicos permitiram a compressão de dezenas de milhares de dólares de equipamento de produção de música em pacotes de software com preços razoáveis. Estes contém as vezes centenas de instrumentos e efeitos virtualizados que necessitam de pouco mais do que um par de alto-falantes, um monitor e um computador mediano para executar. Essa democratização de tecnologia musical permitiu a produção musical gravitar de estúdios de gravação/produção caros para os estúdios de garagem de artistas independentes. Neste universo relativamente recente de instrumentos virtuais, controladores MIDI permitem retomar a fluidez do toque humano na produção musical digital. O objetivo deste projeto é projetar um controlador MIDI USB de baixo custo e baixa potência, que permita controle táctil de parâmetros virtuais em Digital Audio Workstations. O projeto, construído no microcontrolador Tiva C, baseado no ARM Cortex-M4, engloba oito encoders Bourns de 128 pulsos por revolução que permitem controle confortável e sem detentores. Estes encoders, equipados com eixos de tamanho padrão, são multiplexados através de firmware para permitir o controle de até 40 control changes abrangendo cinco bancos de parâmetros. Cada encoder é circundado por 16 anéis de LED que fornecem feedback visual do valor atual do parâmetro em uso. Dois botões permitem mudar entre os bancos de controle e os LEDs dedicados fornecem uma representação visual do banco selecionado. Outros botões são pré-mapeados a mensagens transport control específicas, permitindo as funcionalidades de reproduzir/pausar, gravar, avançar e retroceder. Todos os componentes foram selecionados considerando o consumidor, levando em conta fatores como preço e qualidade para assegurar um produto final que parece e age profissionalmente mas que ainda caiba no orçamento mediano.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF