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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: DESEMPENHO DE VÁLVULA DE ALÍVIO MODELADA COMO SISTEMA MASSA-MOLA-AMORTECIDO EM TRANSIENTES HIDRÁULICOS DE DUTOS
Autor(es): ANDREW DAVID MENDES GUEDES
Colaborador(es): ANGELA OURIVIO NIECKELE - Orientador
LUIS FERNANDO GONCALVES PIRES - Orientador
Catalogação: 09/JUN/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23087@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23087@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23087
Resumo:
Atualmente, grande parte da malha dutoviária brasileira de transporte de petróleo e derivados opera com válvulas de alívio no projeto de seus sistemas de proteção. Isto significa que o correto dimensionamento e funcionamento destas válvulas são imprescindíveis para garantir a segurança dos dutos de transporte. As válvulas funcionam aliviando a pressão interna do duto, caso a mesma ultrapasse um valor definido e calibrado na válvula. Em outras palavras, a função da válvula é aliviar o duto caso haja alguma condição anormal de operação que gere sobrepressões. Desta forma, a válvula de alívio assegura que o duto não seja submetido a pressões superiores às pressões de projeto, o que poderia levar a uma falha mecânica do duto e um possível vazamento do produto transportado para o meio ambiente. Este trabalho apresenta um estudo do desempenho de válvulas de alívio de mola para evitar altas pressões, geradas em transientes hidráulicos devido à redução repentina de vazão, ou seja, cenários acidentais de fechamento de válvula de bloqueio a montante do tanque de recebimento do produto transportado na tubulação. O escoamento é determinado utilizando o método das características. Por este método pode-se modelar o escoamento através do duto na presença de válvula de alívio e válvula de bloqueio. A modelagem do comportamento dinâmico da válvula de alívio foi realizada utilizando a formulação clássica de sistema massa-mola-amortecedor. O modelo desenvolvido foi validado utilizando dados experimentais disponíveis, obtidos no Departamento de Engenharia Mecânica.
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