Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DE ALUNOS BOLSISTAS: QUAL O VALOR DO DIPLOMA UNIVERSITÁRIO?
Autor(es): PATRICIA DOS REIS FARIAS RODRIGUES
Colaborador(es): ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - Orientador
Catalogação: 02/ABR/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22787@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22787@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22787
Resumo:
O aumento no número de bolsas estudos para os cursos de graduação levantou a seguinte questão: será que apenas o diploma universitário garante a empregabilidade de seus detentores, independente de sua origem social? Para entender melhor este assunto foram estudados dois autores conceituados, que falam sobre assuntos diferentes, mas ambos apresentam concepções sobre o valor do diploma em seus trabalhos. Bourdieu (2007) fala da estratificação social e da necessidade de um capital global para dar valor ao diploma, e de Schultz (1973) fala sobre a Teoria do Capital Humano, onde os anos de estudo são tratados como um investimento, e o diploma tem valor em si próprio. Nesse sentido, o trabalho buscou identificar a trajetória e saber como é vista a realidade dos egressos sobre o valor de seus diplomas no mercado de trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF