Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: HOMENS DE GUERRA: ANALISE DA AÇÃO DE COMANDANTES E COMANDADOS NA HISTÓRIA PRAGMÁTICA DE POLÍBIO DURANTE A GUERRA ENTRE ROMA E CARTAGO
Autor(es): THIAGO ALMEIDA DE ALBUQUERQUE
Colaborador(es): MARCOS GUEDES VENEU - Orientador
Catalogação: 25/MAR/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22753@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22753
Resumo:
Esse trabalho utiliza-se da História Pragmática de Políbio, para estudar os feitos de armas dos homens que lutaram na guerra entre Roma e Cartago, contidos na obra Histórias do autor. No primeiro capitulo está contido os motivos de Políbio para a preferencia dada a História Pragmática na realização de sua obra. Sobre as influencias que o autor possuía de historiadores anteriores a ele. E de que forma a História Pragmática é aplicada durante a sua narrativa. O segundo capítulo é como autores atuais veem as Guerras Púnicas e tiram suas considerações sobre as formas de combate vigentes durante esse conflito, junto com suas próprias análises sobre a obra Polibiana e de outros autores clássicos. O terceiro e o quarto são as impressões do próprio Políbio dos momentos mais marcantes da guerra como: decisões de comando, revoltas, desentendimentos, visões sobre a guerra, discursos e batalhas. Sendo o terceiro capitulo dedicado aos cartagineses e o quarto aos romanos. Analisando a visão de Políbio sobre o conflito, tendo em mente que a guerra é uma atividade cultural, esse trabalho revela a magnitude legada do empreendimento romano de expandir-se para além da Itália conquistando o Mundo Mediterrâneo. Dessa forma revelando os homens que realizaram tamanhos feitos e os que se opunham a ele. Sendo assim, as qualidades romanas enxergadas por Políbio, ficam claramente expostas graças aos homens de armas presentes em sua obra.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF