Título: | PAPEL RECICLADO OU FABRICAÇÃO CLÁSSICA | ||||||||||||
Autor(es): |
MANUELA CANECA DE LAMARE |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ISAO NISHIOKA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 20/MAR/2014 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22706@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22706@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22706 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esse trabalho é uma análise comparativa do processo de fabricação do
papel kraft, usando-se reciclagem do papel e o método clássico de fabricação
através de celulose, considerando-se aspectos ambientais e econômicos. Para
isso, foi feito um estudo em material bibliográfico e também foram realizadas
pesquisas de campo em fábricas de papel reciclado, com o intuito de averiguar
na prática como funcionam os processos.
A partir dos dados levantados através da pesquisa de campo e
bibliográfica, o trabalho fornece alternativas referentes tanto ao processo de
fabricação do papel kraft por reciclagem, bem como do processo clássico de
fabricação, deixando claro que existem soluções para a implementação do
processo de reciclagem.
As empresas também se disponibilizaram a responder uma entrevista,
onde foram feitas algumas perguntas de aspectos comparativos, já que uma das
empresas produz papel por ambas as maneiras.
|
|||||||||||||
|