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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: REATÂNCIA PSICOLÓGICA NO PROCESSO DE COMPRA
Autor(es): LIDIANE DUARTE SILVA DE OLIVEIRA
Colaborador(es): PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador
Catalogação: 20/MAR/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22704@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22704@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22704
Resumo:
O presente trabalho está dividido em sete capítulos. Na introdução, abordar-se-á a temática reatância psicológica de forma genérica para que o leitor entenda a teoria a partir de exemplos simples e do quotidiano. No referencial teórico, serão apresentados os quatro elementos que pessoas de perfil reatante geralmente apresentam. Seu entendimento é importante para identificar tais elementos durante a execução da pesquisa. Também serão apresentados diversos exemplos de manifestação da reatância quando aplicada ao comportamento do consumidor e que serão classificados de acordo com critérios definidos pela autora. Na metodologia, será apresentada novamente a teoria de reatância, porém, como instrumento de pesquisa. Nos resultados da pesquisa serão descritas as experiências de pessoas próximas a autora que vivenciaram situações em que se sentiram pressionados a tomar determinada decisão a partir de uma alternativa eliminada ou forçada. Nas considerações finais, buscar-se-á correlacionar as categorias dos exemplos no capitulo anterior. No anexo, serão mostrados alguns exemplos de empresas brasileiras que empregam a reatância como uma ferramenta de vendas e retenção de clientes, entre outros.
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