Título: | REATÂNCIA PSICOLÓGICA NO PROCESSO DE COMPRA | ||||||||||||
Autor(es): |
LIDIANE DUARTE SILVA DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador |
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Catalogação: | 20/MAR/2014 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22704@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22704@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22704 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho está dividido em sete capítulos. Na introdução, abordar-se-á a temática reatância psicológica de forma genérica para que o leitor entenda a teoria a partir de exemplos simples e do quotidiano. No referencial teórico, serão apresentados os quatro elementos que pessoas de perfil reatante geralmente apresentam. Seu entendimento é importante para identificar tais elementos durante a execução da pesquisa. Também serão apresentados diversos exemplos de manifestação da reatância quando aplicada ao comportamento do consumidor e que serão classificados de acordo com critérios definidos pela autora. Na metodologia, será apresentada novamente a teoria de reatância, porém, como instrumento de pesquisa. Nos resultados da pesquisa serão descritas as experiências de pessoas próximas a autora que vivenciaram situações em que se sentiram pressionados a tomar determinada decisão a partir de uma alternativa eliminada ou forçada. Nas considerações finais, buscar-se-á correlacionar as categorias dos exemplos no capitulo anterior. No anexo, serão mostrados alguns exemplos de empresas brasileiras que empregam a reatância como uma ferramenta de vendas e retenção de clientes, entre outros.
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