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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: O PAPEL DA EDUCAÇÃO FORMAL PARA A REDUÇÃO DA POBREZA NO BRASIL DURANTE O PERÍODO DE 1992 A 2008
Autor(es): ISABEL AMARAL DE SOUZA
Colaborador(es): MAURICIO CORTEZ REIS - Orientador
Catalogação: 14/MAR/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22655@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22655
Resumo:
Esta Monografia tem por finalidade o estudo empírico da educação formal no Brasil para o período de 1992 a 2008. Mais do que isso, é pretendido mostrar ao leitor que não só intuitivamente como também empiricamente o estudo formal contribui para a redução da pobreza do país. Para tanto, foram usadas regressões, gráfico e tabelas que evidenciam o resultado pretendido. O tema pobreza será introduzido e em seguida desenvolvido segundo um modelo que define um nível mínimo de renda para a pessoa não ser considerada pobre. A partir de tal nível é calculado, a partir de técnicas econométricas, o efeito de um ano adicional de estudo para o aumento da probabilidade do indivíduo ser considerado não pobre pelo modelo. Dessa forma, unindo-se o raciocínio adotado à intuição que sobre o efeito dos anos de estudo para a redução da pobreza no Brasil, é esperado que a relação seja não só positiva como também crescente ao longo do tempo. Por último, o trabalho apresenta gráficos e tabelas que esclarecem o tema em uma análise mais simples e direta dos dados utilizados para o estudo da evolução da pobreza e da educação ao longo do período abordado.
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