Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: FORMAÇÃO DE EXPECTATIVAS DE INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA ENTRE 2007-2010
Autor(es): FERNANDO MENDONCA DOMINGUES
Colaborador(es): JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO GINO ABRAHAM OLIVARES LEANDRO - Orientador
Catalogação: 14/MAR/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22653@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22653
Resumo:
As expectativas de inflação futura afetam as decisões de preço correntes, e por conseqüência a dinâmica da inflação. Assim, sua ancoragem é condição fundamental para estabilidade de preços. No regime de metas de inflação, em particular, o desvio entre a expectativa de inflação e a meta pode ser uma medida da credibilidade da autoridade monetária (Svensson, 2007). As expectativas são influenciadas por diversos fatores, tais como inflação passada, atividade econômica, taxa de câmbio, preços de commodities, e a própria meta de inflação. Nesse sentido, os agentes devem acreditar que mesmo na presença de choques, o Banco Central irá agir de acordo para que a inflação convirja de volta à meta dentro do horizonte relevante.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF