Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ARBITRAGEM ESTATÍSTICA NA BOVESPA: ESTRATÉGIA DE PAIRS TRADING COM AÇÕES COINTEGRADAS, UM MODELO DE OPERAÇÃO PARA HEDGE FUNDS NO BRASIL
Autor(es): EDUARDO GONZATTI GRABIN BABO DE OLIVEIRA
Colaborador(es): MARCELO CABUS KLOTZLE - Orientador
Catalogação: 13/MAR/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22634@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22634@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22634
Resumo:
Existem estratégias chamadas de Long e Short, um tipo de Pairs Trade, que podem ser consideradas arbitragens estatísticas, uma vez que se acredita existir um modelo quantitativo mostrando a existência de uma ineficiência estatística na precificação de um ou de um par de ativos quando estes são considerados cointegrados em uma estrutura que mostra uma tendência de reversão à média do seu valor relativo no longo prazo. Este estudo pretende mostrar este tipo de Long e Short, quando se usa pares cointegrados e inferir a possibilidade de operacionalizá-lo de maneira rentável em condições reais de mercado, comparando-o com o benchmark de renda fixa no Brasil em relação ao desempenho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF