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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: ATRIBUTOS QUE VALORIZAM A OFERTA DE MATÉRIAS-PRIMAS DE BAIXO GRAU DE DIFERENCIAÇÃO UTILIZADAS NA FABRICAÇÃO DE COSMÉTICOS
Autor(es): BERNARDO ARRUDA CARDOSO
Colaborador(es): ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - Orientador
Catalogação: 12/MAR/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22631@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22631@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22631
Resumo:
O Brasil ocupava no ano de 2010 o terceiro lugar no ranking mundial de cosméticos, e por suas atrativas taxas de crescimento, muitas organizações passaram a integrar sua cadeia de suprimentos, caracterizando este ambiente como de alta competitividade. Por sua vez, foi constatado que as matérias-primas utilizadas no processo de fabricação eram muito pouco diferenciáveis, o que resultava em preços baixos. O objetivo deste trabalho foi portanto identificar meios dos fornecedores aumentarem o valor percebido da proposta de seus produtos. Para isso foi elaborado um método, que consistia na confecção de um questionário através do embasamento de teorias e artigos científicos, enviado aos compradores de matérias-primas sobre suas percepções e importâncias de atributos que agregavam valor aos insumos, por fim se concluiu que o preço era importante, porém, havia oportunidades e lacunas para a diferenciação, como investimento em processos, prazo de pagamento, disponibilidade de produtos, pontualidade na entrega, forma de frete e tamanho dos lotes.
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