Título: | ATRIBUTOS QUE VALORIZAM A OFERTA DE MATÉRIAS-PRIMAS DE BAIXO GRAU DE DIFERENCIAÇÃO UTILIZADAS NA FABRICAÇÃO DE COSMÉTICOS | ||||||||||||
Autor(es): |
BERNARDO ARRUDA CARDOSO |
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Colaborador(es): |
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - Orientador |
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Catalogação: | 12/MAR/2014 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22631@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22631@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22631 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O Brasil ocupava no ano de 2010 o terceiro lugar no ranking mundial de cosméticos, e por suas atrativas taxas de crescimento, muitas organizações passaram a integrar sua cadeia de suprimentos, caracterizando este ambiente como de alta competitividade. Por sua vez, foi constatado que as matérias-primas utilizadas no processo de fabricação eram muito pouco diferenciáveis, o que resultava em preços baixos. O objetivo deste trabalho foi portanto identificar meios dos fornecedores aumentarem o valor percebido da proposta de seus produtos. Para isso foi elaborado um método, que consistia na confecção de um questionário através do embasamento de teorias e artigos científicos, enviado aos compradores de matérias-primas sobre suas percepções e importâncias de atributos que agregavam valor aos insumos, por fim se concluiu que o preço era importante, porém, havia oportunidades e lacunas para a diferenciação, como investimento em processos, prazo de pagamento, disponibilidade de produtos, pontualidade na entrega, forma de frete e tamanho dos lotes.
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